25
Abr 10
Deficiência mental é a designação que caracteriza os problemas que ocorrem no cérebro e levam a um baixo rendimento, mas que não afectam outras regiões ou áreas cerebrais.
Deficiente mental são “todas as pessoas que tenham um QI abaixo de 70 e cujos sintomas tenham aparecido antes dos dezoito anos considera-se que têm deficiência mental.” - Paula Romana.
Segundo a vertente pedagógica, o deficiente mental será o indivíduo que tem uma maior ou menor dificuldade em seguir o processo regular de aprendizagem e que por isso tem necessidades educativas especiais, ou seja, necessita de apoios e adaptações curriculares que lhe permitam seguir o processo regular de ensino.
A deficiência mental pode ser profunda, grave/severa, moderada/média ou leve/ligeira.
As causas podem-se clarificar e dividir em pré natais (devido a alterações cromossónicas, genéticas, má formações cerebrais, hipotircoidismos congénito, factores ambientais, infecções como a rubéola, toxoplasmose, citomegalovírus, sífilis, as drogas, desnutrição, radiações); a causas perinatais como a anóxia, prematuridade, baixo peso, infecções, crises convulsivas, hemorragia intracraniana, e as pós-natais como infecções, traumatismo craniano, desnutrição, intoxicações, radiações, convulsões e outras.
publicado por necessidadeseducativasnasc às 23:43

Abril 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
12
13
14
15
16
17

18
19
20
21
24

28


arquivos
2010

mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
blogs SAPO