08
Mai 10

Autismo:

O autismo é uma disfunção global do desenvolvimento. É uma alteração que afecta a capacidade de comunicação do indivíduo, de estabelecer relacionamentos e de responder apropriadamente ao ambiente. Mas não é por isso que, algumas destas crianças, deixam de ter capacidades como nós, aliás, muitas crianças autistas apresentam uma inteligência fora do comum e uma fala intacta.

Existem muitos mitos acerca das crianças autistas, mas nem todos são verdade…

Um dos mitos comuns sobre o autismo, é de que pessoas autistas vivem num mundo à parte, interagindo com o ambiente que criam; isto não é verdade.

Se, por exemplo, uma criança autista ficar isolada no seu canto, observando as outras crianças a brincar, não é porque ela não gostaria de brincar ou porque vive no seu mundo, é porque simplesmente ela tem dificuldade de iniciar, manter e terminar, adequadamente, uma conversa.

Outro mito comum é de que quando se fala numa pessoa autista geralmente pensa-se numa pessoa retardada que sabe poucas palavras (ou até mesmo que não sabe nenhuma).

A dificuldade de comunicação, em alguns casos, está realmente presente, mas nem todos são assim: é difícil definir se uma pessoa tem um atraso mental, se nunca teve oportunidade de interagir com outras pessoas ou com o ambiente.

 

Por tudo isto, nunca poderemos dizer se estas crianças a que chamamos de “anormais” são ou não normais, diferentes ou iguais.

 

 

publicado por necessidadeseducativasnasc às 18:56
sinto-me:

Maio 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
11
12
13
14
15

16
17
18
19
20
21
22

23
24
25
26
28
29

30


arquivos
2010

mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
blogs SAPO